A Biblioteca pretende ser instrumento auxiliar na formação religiosa de seus usuários e, portanto, preza pela manutenção, concretização de serviços e atendimento de qualidade, oportuno e eficiente.
As regras básicas de acesso e utilização são:
- Acesso ao acervo: O acervo é de livre acesso aos usuários, durante o expediente convencional da instituição. O corpo discente e docente pode obter outros níveis de acesso solicitados previamente 'a direção e sob justificativa.
- Acesso comunitário: A Biblioteca do Seminário Maior se dispõe a atender demandas externas, contudo, devido as restrições temporárias de capacidade e atendimento solicita-se agendamento e marcação através dos nossos canais de contato.
- Empréstimo: O empréstimo domiciliar dos materiais é facultado ao corpo discente, docente e administrativo.
- Utilização local: O corpo discente, docente e administrativo do Seminário Maior tem acesso e utilização livre dos espaços de estudo durante o expediente. O público em geral, por solicitação e marcação.
- Composição do acervo: Aquisições são executadas mediante solicitação do corpo discente e docente, validada pela Biblioteca e direção bem como disponibilidade técno-financeira para execução.
- Crescimento do acervo: Sabendo-se da importância dos materiais, a comunidade envolvida direta e indiretamente ao Seminário Maior tem contribuído com doações de materiais de extrema relevância, cientes, também, que a guarda e disponibilidade dos mesmos é foco do nosso trabalho fazendo assim um viés de composição do conhecimento sobretudo teológico e filosófico.